Oficinas

Oficina Teatral Media – 2022

A oficina ‘Teatral Media’ é um convite a reflexão de como grupos teatrais, artistas independentes e realizadores culturais podem gerenciar, planejar e programar mídias sociais para auxiliarem no engajamento de suas produções.

Vamos expandir nossas possibilidades de produção cultural?

Esta oficina acontecerá de modo virtual

Faça sua inscrição aqui: https://forms.gle/Yo7mCLFNAxC3ZpadA

Oficina de Storyboard para teatro Lambe-Lambe – 2022

Essa oficina abordará a introdução do teatro de Lambe-Lambe, sua historicidade, a contação de história como elemento base para criação das dramaturgias em formato de Storyboard.

OFICINEIROS: Stephane Bacelar e Victor Lucas Oliver, nossos integrantes do CETA, são produtores, atores, diretores e pesquisadores da linguagem do teatro de bonecos. Possuem em sua trajetória vários projetos culturais aprovados em editais municipais, estaduais e nacionais; aplicação de oficinas teatrais; a construção do projeto “O Lado de Dentro” e a produção da mostra “O Lado de Dentro – Mostra Virtual de Teatro em Miniatura”.

Venha construir sua história conosco!

Esta oficina acontecerá de modo virtual

Faça sua inscrição aqui: https://forms.gle/pWxAYAQDkJkG2viW8

Oficina “O Lado de Dentro – Oficina de Teatro Lambe-Lambe” – 2021

O Coletivo Experimental de Teatralidades em parceria com a XIV Mostra de Teatro do Amazonas, apresenta a oficina “O Lado de Dentro – Oficina de Teatro Lambe-Lambe” que faz parte da programação da mostra. A oficina abordará: a contação de histórias como elemento base do lambe; criação da dramaturgia; construção do storyboard e da caixa do lambe-lambe.

OFICINEIROS: Iris Brasil, Karine Magalhães, Stephane Bacelar e Victor Lucas Oliver, nossos integrantes do CETA, são produtores, atores, diretores e pesquisadores da linguagem do teatro de bonecos. Possuem em sua trajetória vários projetos culturais aprovados em editais municipais, estaduais e nacionais; aplicação de oficinas teatrais; a construção do projeto “O Lado de Dentro” e a produção da mostra “O Lado de Dentro – Mostra Virtual de Teatro em Miniatura”.

Consulte a programação da mostra!

Inscrições Encerradas

Provocações dramatúrgicas do Teatro de Caixas (ou Lambe-Lambe) – 2021

Esta oficina propõe provocações no que se refere a dramaturgia do Teatro de |Caixa partindo da experiência vivida desde 2006 com o Coletivo Animadores de Caixa, com uma prática do teatro de caixas, como meio de potencializar uma poética particular que envolva quem já trabalha com esse gênero teatral e quem quer se deleitar com ele, para promover um outro ciclo de criação. A ideia é compartilhar uma experiência com a linguagem do Teatro de Caixa e despertar o prazer de construir espaços intimistas da cena, apresentando a riqueza de possibilidades de trabalho com materiais inusitados no redimensionamento de sua potência simbólica/dramática.

OFICINEIRO: Anibal Pacha tem sua trajetória no Teatro de Animação desde 1986 como ator-manipulador, bonequeiro e diretor no grupo In Bust Teatro com Bonecos, acumulando trabalhos no teatro em outros grupos como diretor, cenógrafo e figurino. Na televisão participou do programa infantil Catalendas, da Tv Cultura do Pará, com o In Bust Teatro com Bonecos, na função de direção de arte, bonequeiro, cenógrafo e intérprete. Participa do Coletivo Casarão do Boneco e do Coletivo de Animadores de Caixas. É professor da Universidade Federal do Pará (2011), locado no Instituto de Ciências da Arte – Escola de Teatro e Dança – UFPA.

Inscrições encerradas

Oficina Ânima Recicla – 2021

A oficina trabalha a construção cênica do teatro lambe-lambe através da reciclagem.
A oficineira passará as instruções de criação, assim havendo a confecção dos personagens, elementos e objetos de cenas.
Com tudo confeccionado, ocorrerá a montagem das ações para um espetáculo, tais como: manipulação, tempo, iluminação e marcação de espaçamento. Então, acontecerá o treinamento das ações espetaculares, ensaio e apresentação.
A proposta temática espetacular será a mesma para todos, para que haja simultaneidade das ações.

OFICINEIRA: Vavá de Castro, mais conhecida como Tia Vavá, é atriz, artesã, bonequeira e confecciona bonecos do tipo fantoches, marionetes, mamulengo, ventríloquo. Reside em Porto Velho, Rondônia, onde vem trabalhando as linguagens do teatro de formas animadas, como o Teatro Lambe-Lambe.

Inscrições encerradas